14 de Maio de 2015

Paróquia Nossa Senhora do Livramento celebra 160 anos de história

Publicado por

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Rio Real, celebrou na última sexta-feira (08), 160 anos de criação. A programação foi marcada pela realização de missa presidida pelo pároco local, Pe. Antonio Ederaldo e acompanhada por centenas de pessoas. Acompanhou a celebração o Pe. Alex Pedreira, vigário paroquial. Para o pároco, esse é um marco histórico e precisa ser sempre recordado. “São quase dois séculos de história e presença orante na vida do povo riorealense. É tempo de Kairós, tempo de muita festa e agradecimento”, lembra.

Sobre Nossa Senhora do Livramento

A origem teológica está, como é evidente, no grande poder intercessor da Nossa Mãe do Céu junto do seu Filho, Jesus. Mas a origem histórica, está no atentado, que a 3 de Setembro de 1758, el-rei D. José I foi alvo. No lugar do atentado foi construída uma ermida dedicada a nossa Senhora do Livramento, agora, mais conhecida com o nome da capela da memória e que se encontra no alto da Ajuda, nos arredores de Lisboa.

A partir de então, Nossa Senhora passou a ser muito invocada com este título, sobretudo em ocasiões de perigo. Hoje, em todo o Portugal continental e ilhas, e em outros continentes, como o Brasil, há muitos templos onde Nossa Senhora do Livramento é venerada.

0 comentários sobre “Paróquia Nossa Senhora do Livramento celebra 160 anos de história”

1. Gostaria de saber a origem de Nossa Senhora do Livramento, Pais, Cidade e Ano de seu registro ao titulo que temos e devido a muitas igrejas que surgiram,