14 de Março de 2017

Encontro Regional da Cáritas planeja ações para os próximos dois anos

Publicado por

Com o objetivo de realizar o Planejamento Operativo Anual (POA) e planejar a eleição da nova coordenação, a Cártias do Regional Nordeste 3 reuniu representantes das 17 Dioceses onde está presente na Bahia e no Sergipe entre os dias 9 e 11 de março no Convento São Francisco, no Pelourinho em Salvador. O encontro começou na quinta-feira com a celebração da Santa Missa por Dom Valdemir Ferreira, bispo de Amargosa e referencial para a Cáritas no Nordeste 3.

Após a Missa, os participantes avaliaram o último quadriênio no Regional e como foram realizadas as ações no campo da: Convivência com o Semiárido; Juventudes; Economia Popular Solidária; Relações de Gênero e Sustentabilidade.

No ano passado, a Cáritas Nacional realizou um Congresso em Aparecida e definiu uma nova marca referencial estratégica para o seu trabalho.
Segundo o Diretor Executivo Nacional da Cáritas, Luiz Claudio Mandela (que esteve presente no evento), foram definidas 12 áreas de atuação a partir do público-alvo, dos territórios e temas para que cada Regional dê andamento em seus próprios planejamentos.

“O Nordeste 3 tem uma grande diversidade de ações que torna rica e fecundas as suas atividades em prol do povo da Bahia e do Sergipe. Avaliamos como efetiva e qualificada a atuação nas dioceses. Agora, todas juntas buscam referenciais para o próximo quadriênio e trabalham em cima do planejamento”, destacou

Os participantes definiram as Áreas de Atuação Prioritárias para os próximos dois anos e conceberam, em grupos menores, quais as principais estratégias para realizar ações a partir dessas áreas:
– Economia popular solidária;
– Gestão de risco;
– Formação do voluntariado;
– Convivência com os biomas.

O próximo Encontro Regional do Cáritas acontece em agosto desse ano na Diocese de Livramento de Nossa Senhora, onde será eleita a nova coordenação para os próximos dois anos.

Fonte: CNBB NE3