30 de Janeiro de 2018

Paróquia Nossa Senhora da Abadia completa 300 anos nesta sexta-feira

Publicado por

A Paróquia Nossa Senhora de Abadia, localizada no município de Jandaíra, celebra 300 anos de história na próxima sexta-feira (02), data em que a padroeira da paróquia é celebrada. A missa festiva será presidida pelo bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu, às 10h. O pároco local, Pe. Cosme José concelebra. A festa foi antecedida de novena que tem movimentado a comunidade desde a última quarta-feira (24), com celebrações, quermesses e momentos de louvor. “São 3 séculos de fé e missão nesta, que é a primeira paróquia em todo o Brasil dedicada a Nossa Senhora da Abadia”, lembra Dom Paulo.

Sobre Abadia

O território onde hoje está o município de Jandaíra integrava a Sesmaria de Dom Luiz de Brito e Almeida, recebida por Carta Régia de 23 de janeiro de 1573. Seu povoamento deve-se a colonos portugueses que, em busca de terrenos férteis, ali se estabeleceram formando o povoado Abadia. No século XVII, construiu-se a Capela de Nossa Senhora da Abadia, elevada à freguesia, em 1718. Em 1727, o Vice-Rei Dom Vasco Fernandes Cezar de Menezes, através da Provisão Régia de 28 de abril daquele ano, autorizou a criação do município de Vila de Abadia. Transferiu-se a sede da vila para o arraial de Cachoeira, em 1880, e posteriormente, em 1898, para o povoado de Cepa Forte, porém permanecendo o mesmo topônimo. Em 1903, a sede municipal retornou ao povoado de Cachoeira, passando o município a denominar-se Cachoeira de Abadia. Com a transferência definitiva da sede municipal para o arraial de Cepa Forte, em 1927, mudou-se o nome para Jandaíra.