O Reino de Deus na Palavra

Neste mês dedicado à Palavra de Deus, continuaremos a refletir sobre a importância de termos familiaridade com a Sagrada Escritura, pois nela está contido o anúncio do Reino de Deus, do projeto universal de salvação e de libertação, de verdade e de amor, de paz e de justiça, destinado a tornar-se realidade na história presente através das obras do Messias e Senhor.

Semelhante a uma semente pequenina, escondida sob a terra, o Reino de Deus germina, cresce e se transforma numa árvore gigantesca. Encoraja-nos olharmos para o horizonte com a grande esperança de podermos contemplar os raios de luz da aurora de um novo dia quando não existirá mais a morte, nem luto, nem aflição, nem choro, nem dor, nem lamento ou cansaço. Então, aparecerá a cidade da paz e da luz, da vida e do amor, a Jerusalém celeste. Nela, Deus será tudo em todos, porque, através da morte e ressurreição de Cristo, nasce a nova humanidade feita dos filhos adotivos de Deus, que o invocam como Pai, dando origem a uma nova criação “libertada da escravidão e da corrupção” e destinada a “entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8,21).

Com a interpretação no Espírito Santo, a Bíblia aparece como o grande livro não somente de Deus, mas também dos seus filhos, redimidos do pecado e da morte. Nela, podemos encontrar a fonte de nossa vida e de uma espiritualidade que irradia as nossas ações do dia-a-dia.

Na vida da Igreja, a Palavra de Deus está no coração da liturgia, onde é proclamada, comentada, meditada e atualizada para responder aos anseios do povo de Deus que peregrina para a casa do Pai, a Jerusalém celeste. Ela é também a alma do anúncio da fé e da catequese; é o alimento da vida espiritual de todos aqueles que querem aprofundar a comunhão com o Senhor através da sua leitura, meditação e reflexão. Quando esta Palavra de Deus é acolhida no nosso coração e na nossa vida, ela poderá se tornar o caminho, a verdade e a vida do cristão no caminho da sua existência e na luz da sua presença.

Um comentário sobre “O Reino de Deus na Palavra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *